Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
#
#
#
#
#
#
#

Notícias

Mediarte implementa automação de laboratório Municipal em Piracicaba - 30/05/2016


 

 

Acessar os resultados de exames via internet, como ocorre nos laboratórios privados. Esta será uma das muitas facilidades que terão os pacientes atendidos pelo SUS em Piracicaba, com a automação do Laboratório Municipal que vem sendo implantada há três anos e está em sua fase final. A informação é do biólogo Luiz Francisco Mendes, gerente da unidade, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Mendes, a informatização se tornou uma necessidade para acelerar a emissão das dezenas de milhares de exames que são realizados mensalmente pela unidade. “Atualmente, o laboratório realiza em média 130 mil exames mensais”, informa o gerente.

Para a implantação do novo sistema de automação, a secretaria investiu aproximadamente R$ 200 mil, divididos entre a compra de novos equipamentos – servidores, computadores e impressoras – e cabeamento específico no Laboratório Municipal. Todo o trabalho vem sendo supervisionado pelo CI (Centro de Informática) da Saúde.

De acordo com Maurício José Brancalion, coordenador de automação do CI e responsável pelo projeto, o sistema está sendo implantado em etapas. Recentemente foi concluída a instalação no laboratório central e até o final de junho a automação será finalizada nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e a expectativa é que até o final do ano o sistema esteja totalmente integrado com a rede da Atenção Básica de Saúde, composta pelas UBSs, PSFs e CRABs.

Segundo Mendes, com a instalação do novo sistema, os exames estão sendo liberados com maior rapidez. Anteriormente, os resultados demoravam em média 30 dias para serem liberados e com o novo software, o prazo máximo é de 10 dias. “Os exames ainda são impressos no laboratório e levados até as unidades de saúde, gerando um alto custo à Saúde, principalmente de papel e combustível. Com a integração total do sistema online, a emissão ocorrerá na unidade onde o paciente fez a coleta, otimizando o atendimento, além de economia de tempo e de custo”, destac o gerente.

Conforme Mendes, aproximadamente 30% dos exames impressos são perdidos porque o paciente não retorna à unidade. O sistema online irá permitir a impressão dos resultados de exames somente com a presença do paciente na unidade.

O sistema também evitará que exames sejam solicitados em duplicidade. Se um paciente for pela manhã em uma determinada UPA e à tarde em outra e o médico que fez o primeiro atendimento solicitar um exame (sangue, fezes ou urina), o segundo profissional que realizar o atendimento do mesmo paciente terá acesso aos dados, evitando uma nova solicitação. “Isso otimiza o trabalho dos profissionais do laboratório, além de diminuir gastos”, ressalta Mendes.

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO - Para a automação do Laboratório Municipal foi instalado um software criado pela Mediarte de São Paulo, que desenvolve softwares de gestão laboratorial e interfaceamento de equipamentos de automação com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e são cedidos sem ônus para os municípios que firmam parceria com a empresa.

Para a que os exames possam ser disponibilizados online e emitidos nas unidades de saúde, uma parceria está sendo realizada entre a Mediarte e Olostech, empresa responsável pelo software de gestão da Secretaria de Saúde. Com o sistema integrado, o acesso será liberado para que os exames possam ser impressos na própria unidade onde o paciente é atendido.

LABORATÓRIO EM NÚMEROS:

- 44 funcionários – atendentes, recepcionistas, digitadores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de laboratórios, auxiliar de laboratório e analistas de laboratório (biomédicos, biólogos e farmacêuticos).

- Funcionamento interno de 24 horas (atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h).

- Coleta de exames - atendimento diário de 130 pacientes (média) no Laboratório Central e 1.200 nas unidades de saúde. Com um total diário médio de 1.300 exames e 110 mil exames/mês (sangue, urina e fezes).

- Resultados – exames de rotina emitidos em 10 dias. Urgência das unidades de saúde são emitidos no prazo máximo de 24 horas. Solicitados em emergência pelas UPAs ficam prontos em três horas.

 

MatériaOriginal: http://www.piracicaba.sp.gov.br/automacao+do+laboratorio+municipal+agilizara+emissao+e+entrega+de+exames.aspx
Autor: Texto e fotos: Rosiley Lourenço - MTb 24155

sistema laboratorio
sistema laboratorio
sistema laboratorio
PACS, RIS, DICOM

Diagnóstico por Imagem



Conheça as soluções de diagnóstico por imagem da Mediarte: CompRIS, CompPAC's, CompViewer e CompPrint.

saiba +

Complab Advanced
Interface Neo

2009    |  Mediarte Sistemas Médicos     -  Design by PWDweb